.

Culturas e Costumes - I

"Não se apedrejas uma mulher, não sacrifica um touro"


Vejamos como é controvertida essa questão de  entendermos certas culturas e costumes. Foi noticiado na imprensa em geral o fato de uma mulher no Irã, ter supostamente assassinado seu marido e após isso ter mantido relações ilícitas com outros homens, o que implica de acordo com a cultura daquele povo que ela "mulher" seja apedrejada até a morte por adultério.

É claro e convenhamos que somos contra tal atitude drastica em relação ao adultério, que é o motivo pelo qual está sendo condenada, o que para nós é sinônimo de povo machista, atrasado, arcaico e podemos até dizer com relação a esse aspecto ignorantes.
Desta forma saímos todos em defesa desta pobre mulher, que representa todas as outras mulheres que ainda são vitimas de tais princípios morais, éticos e culturais, baseado em crença, ou seja, lá o que for.

Muito bem nesta mesma ocasião ouvimos também no noticiário que na Espanha o Parlamento aprovou uma lei que proibirá a partir de 2012 as touradas. O que para muitos segundo os noticiários foi uma jogada política para diferenciar a Província da Catalunha do resto do pais, região considerada muito rica, onde muitos querem a independência do resto da Espanha.


O que nos chama atenção é que o pais ficou dividido entre a revolta e o repúdio de tal lei e a alegria por uma conquista em defesa dos animais.
Agora convenhamos da pra se dizer que a Espanha é um povo atrasado, arcaico e ignorante como imaginamos ser o povo Iraniano?

Afinal de conta avaliamos tais conceitos como: evolução, sabedoria, inteligência, ignorância de que forma; pelo seu índice de alfabetização, pela sua cultura, riqueza, poderio..............?

Filosoficamente falando, “cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural”, mas natural a o que: principios éticos, morais, religiosos.

Resumindo, a nossa cultura e os nossos costumes precisam estar em sintonia com os nossos sentimentos e o nossos valores que por sua vez precisam respeitar e ser respeitado com os sentimentos e os valores de qualquer SER que faça parte do meu do seu do nosso universo...........

Compartilhar        Home

4 Deixe seu comentário:

pedro lucas@yahoo.com.br disse...

Nas maiorias das vezes, entendo que é pelo poderio. Paises do primeiro mundo, destroem seus valores, seu pais, depois querem se intrometer na vida dos outros.

Natali disse...

Pergunto,em que sentido esses povos são evoluidos?
Se mantém uma cultura absurda e ignorante.

Glória disse...

Culturas e costumes que vão ao encontro do bem estar dos seres tem que ser preservados.
São eles que identificam um povo e uma nação.

Ranulfo disse...

Olá Pedro Lucas, Natali e Glória.

A nossa evolução tem que ser homogênea, sobre todos os sentido.
Moral,Cultural,Tecnológico e principalmente Espiritual.
Obrigado pela visita, voltem mais vezes.

Abraços.

Postar um comentário

Será um prazer receber comentários, para nós do Varimix, eles são muito importante.

Esclarecemos que, serão avaliados antes da publicação, sendo que comentários obscenos, difamatórios e que não tem relação com o Blog não serão publicados.
Os comentários não refletem a opinião do autor do artigo.

Participem, deixem seu recado.
Abraços!