.

Meu animal de estimação - Ecossistema I

Meu animal de estimação

Sabemos que o conceito que  temos sobre e como vemos um animal de estimação mudou muito.
Hoje já conseguimos ver o animal como um ser que precisa de proteção, atenção e respeito.

Para proteger um animal de estimação tem todo tipo de recurso, se chega ao ponto de querer embelezá-lo com se fosse gente.

Existe shopping  para gato e cachorro, Clinicas Veterinária, lojas especializadas oferecendo produtos,  espaço para relaxamento e sauna, banhos de todos os tipos imagináveis e assim por diante.
Sem falarmos em programas de rádio e televisão passando informações e sugestões de como tratar e respeitar os seres animais.

Tem casos até exagerados na forma como eles são tratados é como se estivessem humanizados.
Existem pessoas que tratam melhor seu animal de estimação do que mesmo uma pessoa de família, vamos deixar claro que temos mesmo que tratá-los bem.

Entretanto essa melhora na compreensão de respeito ao  ser animal, resume-se  basicamente a esses dois animais, cachorro e o gato, que já são domesticados e se adaptaram ao meio de vida do ser humano.

Com relação aos outros tipos de animais, ainda temos muito que aprender a conviver e respeitar o seu espaço.

Vejamos por exemplo a questão dos pássaros e dos peixinhos "ornamentais" que são engaiolados e ficam em aquários para satisfazer seus "supostos" donos com canto e beleza.
Fico imaginando um ser desse que tem todo espaço do ar e dos rios para se desenvolverem ficarem presos dentro de um cubículo de gaiola ou aquário.

Quantas pessoas não tiram toda espécie de animal de seu habitat natural, os colocam em jaulas pelo prazer de te-los a exposição de seus interesses.
Outros são colocados a disposição de adestradores e sobre forte pressão psicológica e agressões físicas e verbais,  são forçosamente ensinados para espetáculos e shows.
Existe também algumas espécies de animais que não tem o agrado do ser humano por diversos motivos com isso são massacrados e aniquilados com se fossem uma espécie, peçonhenta e desagradável.

Muitas outras espécies animais silvestres (que são todos aqueles animais pertencentes às espécies nativas, migratórias, aquáticas ou terrestres)servem de esporte de caça para a diversão das pessoas.
Também  preocupante são aqueles animais que cruelmente são retiradas suas peles para se confeccionar casacos para madames desfilarem em seus luxos e beleza.
Com tudo isso muitos estão à beira da extinção pela forma como nos seres humanos, fomos os destruindo juntamente com seu ambiente natural.

Felizmente hoje já existem leis coibindo e punindo o comércio clandestino e ilegal de animais que são usados para se produzir roupas supérfluas, jóias e outro objetos de luxo para uso pessoal e qualquer outro tipo de benefícios.
Também  é crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Realizar experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

Todo ser independentemente de ser vegetal, animal tem um papel importantíssimo no equilíbrio do ecossistema do planeta e infelizmente nos seres humanos (considerados seres animais inteligentes?) não percebemos o estrago que estamos causando aos animais e a natureza.

Os atos de maus-tratos e crueldades mais comuns são:
• abandono;
• manter animal preso por muito tempo sem comida e contato com seus donos/responsáveis;
• deixar animal em lugar impróprio e anti-higiênico;
• envenenamento;
• agressão física, covarde e exagerada;
• mutilação;
• utilizar animal em shows, apresentações ou trabalho que possa lhe causar pânico e sofrimento;
• não procurar um veterinário se o animal estiver doente.

Ainda precisamos melhorar nosso conceito de como tratar e respeitar o espaço desses nossos amigos da natureza. Com certeza todos nos fomos criados para vivermos em harmonia nesse e com esse planeta lindo e maravilho”, mais isso é assunto para outra reflexão.

"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante". (Albert Schwweitzer - Nobel da Paz – 1952)

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem". (Schopenhauer)

3 Deixe seu comentário:

Anonymous disse...

O homem não é dono dos outros seres, somos todos parceiros e devemos respeitar a natureza.
Até a proxima
Augusto

Rosana disse...

Essa consciência de respeitar a natureza, tem que se por na pratica.
Vejo muita gente falar em ecologicamente correto e ao mesmo tempo, jogar pelo chão bituca de cigarro, papel de bala e outras coisas.

Ranulfo disse...

Anonimos e Rosana.
Agradeço a visita de vocês.

Sim somos todos irmãos do sol, da lua, do lobo da floresta, dos rios.....
Vamos viver em harmonia.

Postar um comentário

Será um prazer receber comentários, para nós do Varimix, eles são muito importante.

Esclarecemos que, serão avaliados antes da publicação, sendo que comentários obscenos, difamatórios e que não tem relação com o Blog não serão publicados.
Os comentários não refletem a opinião do autor do artigo.

Participem, deixem seu recado.
Abraços!