.

A lei das leis

                                           


N ossa intenção com esse tema é entender os objetivos e propósitos que os seres humanos criam e modificam suas leis.

Mas o que é a lei?

O termo certo para lei é enquadramento, regra necessária ou obrigatória, ato de autoridade soberana, que regula, ordena, autoriza ou veda. A lei busca a harmonia, a paz social a justiça entre os seres humanos.

Todo dia nós ouvimos falar que o Congresso, que o Senado que o Presidente homologou tal lei para isso, lei pra aquilo, enfim é lei pra tanta coisa que não acaba mais.

Sem levarmos em conta que tem lei para fazer cumprir a lei que não foi cumprida que foi criada pra fazer cumprir a lei que foi feita pra fazer cumprir a lei, e assim vai.

Tem lei para tudo na vida, praticamente nossa vida é regida com leis. Por exemplo, tem uma lei que regula seus direitos, mais se nos não respeitamos ou não respeitam esses nossos direitos têm lei para nos enquadrar ou serem enquadrados.


Depois temos que levar em conta que na maioria das vezes o que muda muito as leis, são os costumes e a cultura de um determinado povo. Como os povos estão circunscritos por regiões e dentro dessas regiões se tem costumes e culturas próprias, para se preservar e respeitar tais culturas e costumes se cria leis. Que, por outro lado vão se modificando na medida em que os povos entendem que tais leis não atingem ou não correspondem mais aos objetivos propostos, em função de enúmeras razões que não é nossa intenção aqui referir.

Mas tem uma pergunta que sempre faço e que tento entender; é necessário, precisamos de tantas leis para respeitar e sermos respeitados nos nossos direitos de vivermos em justiça e harmonia? Porque determinados povos necessitam de certas leis sendo que em outros povos essa mesma lei já caducou?

Claro sabemos que é uma questão de culturas e costumes os principais reguladores e determinadores para se criar ou excluir uma lei para determinado povo.

Entretanto o que mais questiono e gostaria de entender é quanto tempo nós seres humanos vamos ainda precisar para sermos regidos, enquadrados, em uma única e simples LEI (mandamento) UNIVERSAL, deixada por um homem que por aqui um dia passou.

“Amar ao próximo como a si mesmo.” Jesus Cristo
“Enquanto as leis forem necessárias, os homens não estarão capacitados para a liberdade.” Pitágoras

6 Deixe seu comentário:

dulcinea disse...

amar o proximo como a si mesmo essa é a lei das lei,simples e sublime.

Edna disse...

Ranulfo, precisamos evoluir para o bem. Quem sabe não precisaremos de tantas leis pra nos enquadrarmos dentro de condutas legais.

José Maria disse...

Não precisaria de tantas leis se seguissemos uma única lei: amar o próximo como a si mesmo.
Felicidades a todos.

Ranulfo disse...

Olá Dulcinéia, Edna e José Maria.
É um prazer recebe-los nesse espaço.

Realmente, o amor é a base de tudo, na construção de uma humanidade justa, igualitária e pacificada.

Saudações

Heitor disse...

Quantas mais leis, menos respeito a humanidade tem por si mesmo.
Criamos um labirinto de normas, regras e condutas a ponto de nelas ficarmos perdidos.

Ranulfo disse...

Olá Heitor, seja bem-vindo!

Vamos mais longe, nem precisariamos de leis, se o amor e justiça prevalecesse entre os seres humanos.

Postar um comentário

Será um prazer receber comentários, para nós do Varimix, eles são muito importante.

Esclarecemos que, serão avaliados antes da publicação, sendo que comentários obscenos, difamatórios e que não tem relação com o Blog não serão publicados.
Os comentários não refletem a opinião do autor do artigo.

Participem, deixem seu recado.
Abraços!