.

Perdão

.
Esses dias encontrei uma pessoa que tenho amizade, o qual sempre demonstrou preocupação com os outros no sentido de querer ajudar, colaborar dar bons exemplos, enfim um ser humano que sempre pautou por bons princípios.

Nesta ocasião ele comentou comigo que havia sido assaltado, e segundo ele as pessoas que o assaltaram, lhe fizeram sérias ameaças e também a sua família.

Senti que ele estava bastante revoltado e com ódio destas pessoas, alegando que deveriam ser todos presos e apodrecerem na cadeia, e que em muitos casos deveriam ser condenados a morte. Quem sabe serviria de exemplo a muitos criminosos e assassinos inescrupulosos.

Tentei contestar a forma como ele julgou esta questão, porém ele disse que eu não estava na pele dele, passando pelo que ele passou, e que esta seria a forma de acabar com esses bandidos.

Em outros casos vemos no noticiário uma infinidade de situações parecida com o desse meu amigo, que famílias são dilaceradas por vários motivos como; assalto, assassinato, estupro, espancamentos e tantas outras formas de crimes que nos deixam aterrorizados

No momento até entendi o seu sentimento de revolta e isso me levou a refletir essa questão dos nossos sentimentos no caso especifico o PERDÃO.

Para muitas pessoas é fácil perdoar quando foram outras pessoas ameaçadas e prejudicadas. Ou quando nos somos os prejudicados em situações pouco relevantes e sem gravidade.

O propósito aqui não é querer dar explicações do porque isso tudo acontece na sociedade e como essa deve agir diante destas circunstâncias. Até porque entendo que todos devemos assumir e compensar pelos nossos erros de acordo com os instrumentos que a sociedade criou para repará-los.


Quero refletir é nossa capacidade de perdoar ou ser perdoado por alguém que nos feriu ou que ferimos, qual é nossa dose de superar aquela situação a ponto de ver o agressor sem traumas sem rancor e sem ódio.

Entender que alguém se deixou levar por fraquezas, por vícios, por irresponsabilidade, por ganância, por crueldade e outras barbaridades e na maioria das vezes não tem coragem ou capacidade de pedir desculpa ou perdão, porém temos que buscar no fundo de nossa alma o sentimento de que esta pessoa vai precisar de mais uma oportunidade para RECOMEÇAR.

"O fraco jamais perdoa, o perdão é característica do forte." (Mahatma Gandhi)

"O perdão vai além da justiça humana; é perdoar aquelas coisas que absolutamente não podem ser perdoadas." - C.S Lewis

4 Deixe seu comentário:

Alan disse...

Atire a primeira pedra, aquele que nunca cometou um erro.
Quem somos nós para condenar.

Ranulfo disse...

Exatamente Alan,quem nunca cometeu um erro.
Devemos impor a justiça dos homens, sem para isso alimentarmos ódio e desprezo por nosso semelhante.

Abraços.

Dário disse...

Perdão é para as pessoas que estão acima dos sentimentos humanos e respeitam as leis dos homens.
Perdão é para quem está acima dos sentimentos humanos e compreendem as leis divinas.

Ranulfo disse...

Olá Dário,

Adorei seu pensamento, você foi perfeito.

Acredito também que a evolução das leis humanas e consequência da nossa evolução com as leis de Deus.

Postar um comentário

Será um prazer receber comentários, para nós do Varimix, eles são muito importante.

Esclarecemos que, serão avaliados antes da publicação, sendo que comentários obscenos, difamatórios e que não tem relação com o Blog não serão publicados.
Os comentários não refletem a opinião do autor do artigo.

Participem, deixem seu recado.
Abraços!