.

Terceira Idade I

Estamos preparados para Terceira Idade?


N ão percebemos, os anos vão passando, as coisas vão acontecendo é o dia a dia, trabalho, escola família, compromissos, ou descompromissos (vivendo a vida), como é o caso de muitos....

De repente vamos subir aquela escada que tem 10 degraus parece que tem 50, e na hora de agacharmos para colocarmos o sapato, todo cuidado é pouco senão trava. Olhamos no espelho e o que vemos rugas, cabelos brancos eu?

Não tem jeito caíamos na real estamos na terceira idade. Apesar de não gostar desse termo é meio classificativo e preconceituoso, a quem prefira o termo melhor idade.

Enfim o que fazer?
Aqui tem várias questões a serem levadas em conta:

Uma delas é você saber que por vários razões (não cabe agora discutirmos) a velhice chegou e não estamos preparados. Situação financeira não ajuda, tem a questão da doença o que é muito comum nessa idade, o que ganha mal dá para os remédios, se tem filhos os filhos não o querem, conclusão abandono total, porque muitas vezes não tem nem para aonde ir, nem mesmo uma casa de repouso para idoso é viável (por vários motivos).

Planejar a vida financeira de forma que pudéssemos manter o mesmo padrão de vida (se for bom) e se possível melhora-lo para ter tranqüilidade nesse aspecto.

Devemos também levar em consideração uma alimentação saudável e equilibrada, evitar vícios que prejudicam nossa saúde física e mental.

Outra questão é nossa idade mental e psicológica que é muito importante, até porque uma vida bem planejada ou não, situação financeira resolvida ou não, deparar com essa realidade depende de seu estado psicológico e mental.

Como encaro esse fato que virá ou já chegou, aceito isso com naturalidade.
Tem os lados ruins, mas tem muitos bons e isso é em toda idade.
Posso estar cansado, mas estou maduro, posso não acompanhar a modernidade mais tenho a experiência a sabedoria, vejo com os olhos de quem já viveu muito e tem muito para ensinar, posso não ser ágil porém não sou impulsivo e tantas outras qualidades que só a terceira idade desfruta e pode oferecer.

E assim que deveria ser, toda uma combinação de fatores que desde a juventude faz com que muitos cheguem à terceira idade com uma situação de vida resolvida.

È claro que devemos entender que temos que viver o momento como dizem “o amanhã a Deus pertence”, concordo com essa frase popular, porém o meu presente a mim pertence, e um presente bem vivido, bem planejado vai ser a base para o meu futuro, ou seja, colhemos o que plantamos.

Com tudo isso resolvido e outras coisas mais, que depende das particularidades podemos viver o momento de muitas formas, tais como:
Continuar trabalhando se envolver com os netos, curtir a vida: bailes, passeios, clubes, revivendo um amor antigo ou recomeçando um novo amor, praticando esporte, fazendo uma boa leitura ou fazendo palavra cruzada ou nos banco da praça jogando dominó, e o mais legal é poder praticar voluntariado, trabalhar em obras sociais. E tantas outras coisas saudáveis que nos fará bem para o corpo e a alma.

Só não pode é ficar parado falando mal da vida alheia.
Por isso nada de colocar o pijama, ainda vamos para a quarta a quinta e tantas idades forem classificar. Mais sobre isso escreveremos depois.

“Deus entregou aos velhos um grande benefício em lugar da memória: a prudência obtida pelo uso das coisas e um juízo mais agudo e eficaz”. – Juan Luis Vives (1492-1540), Tratado da Alma II.

“Houve tempo em que eu considerava um homem de cinqüenta anos velho. Foi preciso chegar a ela para verificar quão jovens realmente somos, nesta idade!”. – Eno Teodoro Wanke (1929-) Pensamentos moleques.


4 Deixe seu comentário:

Alessandra disse...

A terceira idade, hoje é considerada a melhor fase da vida, principalmente se esta cheio de saúde para curtir.

Ranulfo disse...

Oi Alessandra, tudo bem?

Terceira idade é fruto das idades anteriores, colhemos o que plantamos.
Vamos nos preparar bem para quando a hora chegar.

Cecília disse...

A qualidade de vida dos idosos melhorou.
Estão tendo mais oportunidades para se divertirem, cuidar da saúde.
Mas ainda tem que haver mais respeito por eles.

Ranulfo disse...

Olá Cecilia

Com certeza, tudo deveria caminhar junto, oportunidades e respeito para todos. Principlamente para o idoso que muito contribuiu e contribui para chegarmos aonde chegamos.

Abraços

Postar um comentário

Será um prazer receber comentários, para nós do Varimix, eles são muito importante.

Esclarecemos que, serão avaliados antes da publicação, sendo que comentários obscenos, difamatórios e que não tem relação com o Blog não serão publicados.
Os comentários não refletem a opinião do autor do artigo.

Participem, deixem seu recado.
Abraços!