.

Consciência Negra?



E sse é mais um dos temas que precisamos refletir, por tudo que fizemos de vergonhoso e desumano quando em séculos passados o povo negro foi submetido a escravidão.

Era descriminado e considerado raça inferior e incapaz de possuir inteligência e capacidade de evoluir como os brancos
não só no nosso pais mais em muitos outros países, alias no Brasil isso tudo aconteceu pela própria imposição que o povo europeu, que aqui vieram para colonizar nosso pais.

Quem conhece um pouco da história, sabe que a idéia era usar o índio nativo da nossa terra como mão de obra escrava. Entretanto como o índio não se submeteu a essa imposição, nossos colonizadores não viram alternativa senão buscar o negro nos países Africanos que eram comercializados como mão de obra escrava.

O povo negro além de ser considerado por parte da raça branca, como seres inferiores eram equiparados aos animais.

Dentro da própria Igreja havia opiniões de que os negros não eram possuidores de alma como o branco.

Em 1888 veio a abolição dando direito a liberdade, entretanto até hoje o negro, como muitas outras classes ainda são segregados de forma injusta (pois continuam sendo descriminados) por povos que se dizem superiores e que detém o poder sobre os demais.

Na teoria a lei proíbe o racismo e preserva o direito de igualdades, mas na pratica conservamos estruturas sociais e econômicas que nos impedem de respeitarmos a identidade de cada povo.

No Brasil, os dados oficiais mostram que as desigualdades sociais são mais profundas à medida que as pessoas pobres não só são empobrecidas, mas são negras.

No entanto com toda essa covardia e racismo que esse povo sempre foi tratado eles transmitem para todos nós uma herança cultural rica e magnifica. Eles buscam dentro da sua cultura e raízes força para suportar a descriminação imposta pelo povo branco.

O povo negro acrescentou na formação da humanidade riquezas de hábitos e costumes significativos.

Dentro da musica, da dança, da culinária do folclore e da crença, recebemos valores extraordinários que ajudaram no enriquecimento da nossa cultura. E contribuíram na miscigenação do povo brasileiro que é considerada bela e saudável.

Desta forma só mesmo uma evolução de consciência de respeito vai quebrar as barreiras que nos impedem de aceitarmos uns aos outros sem descriminação de cor, raça ou país, credo, culturas e costumes.

Penso que preservar essa pagina triste em nossa memória, não é ficarmos nos lamentando o que já passou e sim termos consciência das injustiças que praticamos no passado e assim possamos avançar na busca de igualdade de direitos, como sendo todos seres humanos dignos e merecedores das mesmas conquistas sejam elas em qualquer circunstância de vida.

“A cada novo 20 de novembro, Zumbi se espraia, amplia o seu território na consciência nacional, empurra para os subterrâneos da história seus algozes, que foram travestidos de heróis" Sueli Carneiro

A cor da minha pele, nem sempre é a cor da minha alma. Ranulfo

Como podem esperar que eu acredite que esta mesma discriminação racial que tem sido a causa de tanta injustiça e sofrimento através dos anos, agora operaria aqui para me dar uma chance leal e aberta?... " [ Nelson Mandela ]

Compartilhar        Home

4 Deixe seu comentário:

Adailton disse...

O ser humano é muito vaidoso, sempre vai se achar o bam bam bam com isso, não da outra, se torna preconceituso.

Rubens disse...

Sinto vergonha da covardia que os povos branco tiveram ao submeter o povos negro a humilhação.

Veronica disse...

É um absurdo, em pleno seculo 21, um mundo com tanta modernidade, tecnologia avançada, o ser humano julgar o teu próximo pela cor da pele

Ranulfo disse...

Olá Adailton, Rubens e Veronica.

Muito nos entristece sabermos que nós seres humanos, por muito tempo e ainda nos dias de hoje,vemos nas aparências, denominadores de ser ou não superior.
E o pior que usamos o poder para submetermos as pessoas as nossas ganâncias.

Postar um comentário

Será um prazer receber comentários, para nós do Varimix, eles são muito importante.

Esclarecemos que, serão avaliados antes da publicação, sendo que comentários obscenos, difamatórios e que não tem relação com o Blog não serão publicados.
Os comentários não refletem a opinião do autor do artigo.

Participem, deixem seu recado.
Abraços!