.

Musica - expressão de sentimentos

.
.
A música é uma forma pela qual podemos expressar e reproduzir a intensidade de nossos sentimentos sem precisarmos ter a eloqüência e o dom das palavras.


É uma forma de interpretar o tempo, a nossa diversidade de culturas, hábitos, costumes e manifestações, por ser uma linguagem universal e irrestrita.

Podemos notar que o estilo de música que gostamos independependente de ser clássica, popular ou brega, tem sim muito a ver com o estilo de vida que levamos, ou pelo menos expressa uma característica dos nossos sentimentos.

Quem gosta de ouvir música ou cantar mostra detalhes dos seus sentimentos através dela.

A musica que ouvimos ou cantamos é como se alguém interpretasse nossas alegrias ou tristezas, nossa dor ou alivio, nossa raiva ou mansuetude e transformando-as em rimas.

A música nos remete a um momento que  passou em nossa vida trazendo boas ou ruins lembranças. Pode transformar nosso estado de espírito e nos impulsionar para frente trazendo otimismo e esperança como nos aprofundar em tristezas e melancolia

Quem canta seus males espanta

A música conscientemente ou não vem satisfazer meus desejos e preencher algo que “sinto” necessidade naquele momento. O que pode ser para minha interiorização ou exteriorização.

"Terapeuticamente, a música faz com que o indivíduo expresse suas ansiedades, tensões, desejos, alegrias. Entra em contato direto com as emoções e sentimentos internalizados que, muitas vezes, estão bloqueados pela inibição, pelo estresse, pela falta de estímulo. A música, segundo Sônia Carvalho musicoterapeuta e pianista., possibilita o despertar e o desenvolvimento do potencial criativo do indivíduo, impulsionando transformações que levam à modificação de padrões cristalizados, resgatando o fluxo vital e a saúde.

A utilização da música a partir de uma compreensão musicoterápica tem também um trabalho preventivo pois visa o "esvaziamento" e canalização das energias de tensão e ansiedade, impedindo que estas se acumulem e tenham como conseqüência, bloqueios psicossomáticos que geram o estresse e a depressão". Ana Elizabeth Diniz - www.jornalinfinito.com.br



Deixa o caráter ser formado pela poesia, fixado pelas leis do bom comportamento, e aperfeiçoado pela música. Confúcio
O vaso dá uma forma ao vazio e a música ao silêncio. Georges Braque

Todos os dias deveriamos ouvir um pouco de música, ler uma boa poesia, ver um quadro bonito e, se possível, dizer algumas palavras sensatas. Goethe

A música é capaz de reproduzir, em sua forma real, a dor que dilacera a alma e o sorriso que inebria. Ludwig Van Beethoven

E quando faltarem as palavras que as músicas digam tudo aquilo que ficou por dizer...Dona Geo

Compartilhar        Home

7 Deixe seu comentário:

adailton disse...

Para ser ser sincero, tirando pagóde eu adoro qualquer outro estilo.
Até sertanejo,rsrsrsrsrsrsr

Augusta disse...

A boa musica acalanta a alma,nos transporta para além da imaginação.

Ranulfo disse...

Olá Adailton e Augusta.
Tudo bem com vocês.

Pela musica podemos extravasar e expressar muitos desejos e sentimentos.
Ouvindo ou cantando, pela musica mostramos um pouco do que somos e o que queremos.

Rosa disse...

Eu adoro musicas, com elas fantasio meu mundo.
Saio da realidade, me divirto, descarrego meu stress, vou para o mundo da imaginação, depois volto pronto para seguir em frente.

Ranulfo disse...

Oi Rosa

Sim, a musica tem esse poder de nos fazer viajar. Nos leva para um mundo diferente, carrega as baterias, volta e continua a vida.
Abçs

Lauriana disse...

Com a musica torno minha vida mais alegre e descontraida, supero meus momentos de tristeza e dou a volta por cima.
Não é que dizem:

Quem canta seus males espanta.

abraço

Ranulfo disse...

Oi Lauriana!

Muito bom saber que você usa a musica para superar os momentos difíceis.
Continue cantando para espantar as tristezas.

Postar um comentário

Será um prazer receber comentários, para nós do Varimix, eles são muito importante.

Esclarecemos que, serão avaliados antes da publicação, sendo que comentários obscenos, difamatórios e que não tem relação com o Blog não serão publicados.
Os comentários não refletem a opinião do autor do artigo.

Participem, deixem seu recado.
Abraços!