.

A arte de governar - Politica I

. O termo política é derivado do grego antigo e se refere a todos os procedimentos relativos à pólis, ou a cidade estado.
Segundo a autora Hannah Arendt, filósofa alemã (1906-1975), politica "trata-se da convivência entre diferentes", pois a política "baseia-se na pluraridade dos homens" .brasil escola
Podemos considerar também como sendo a arte ou a ciência de governar”.

Com essa introdução acima podemos afirmar que a política está intrínseca em nossas vidas sobre todos os aspectos. Exercemos política na família, no trabalho, na comunidade (a política da boa vizinhança), nos clubes e associações, em tudo que nos envolve e pelo qual temos interesse.

Política é o exercício de decidir, tomar partido por algo que cabe a mim ou a mais pessoas, governar, dirigir e cuidar dos interesses pessoais e coletivos.

A humanidade em toda sua existência de uma forma ou de outra sempre praticou política. Todas as nossas ações são políticas e motivadas por decisões ideológicas.

Porem o termo Política é mais empregado com evidência, quando nos referíamos aos nossos governantes, pessoas que escolhidas ou não, tem um papel de nos governar.
Os povos mais antigos foram descobrindo que precisavam encontrar meios participativos de influenciarem nas decisões que tomavam seus governantes, e que iam de encontro aos anseios e desejos coletivos.
Vamos entender que a politica independe do regime, sistema ou forma de governar. Para isso citamos algumas forma e sistema de governo:

Sistema de Governo: Parlamentarismo, Presidencialismo e Autoritarismo (governo exercido por ditadura)

Forma de Governo: República, Monarquia e Anarquia( ausência de governo)

Sistema economico de um Governo: Comunismo, Capitalismo e Socialismo.

Sistema Democrativo: Direto, Representativo( indireto)

Independente do sistema e do regime governamental, um pais, uma nação ou até mesmo uma tribo tem uma politica que pode ser centralizada ou não e pela qual é governado.

Entendo que com toda a evolução que surgiu desde a epoca gregoriana e com os avanços dessa ciência ou arte, ainda temos muito que avançar.

Mesmo a politicas mais desenvolvidas democraticamente e participativa ainda não atende e não correpondem aos anseios e interesses de uma nação.

Vivemos hoje em um momento em que a política é questionada, pois, ela é sistematicamente confundida com as ações dos políticos profissionais, principalmente, pelos maus políticos. – cidadania politica

Costumamos ouvir que quando um cidadão, escolhido para governar e assume o poder, por mais integro e honesto que seja, infelizmente se ve envolvido por classes, grupos e carteis que dominam, corrompem e destroi qualquer que seja o governante

Por isso quando ouvimos a frase que “cada povo tem os politicos que merecem” é fato e notório, que precisamos muito conhecer bem os homens e mulheres que vamos escolher para nos governar, como também exigir e cobrar; responsabilidade, integridade e lisura e se preciso for punir na pratica e com rigor

As pessoas tem uma idéia diferente dos politicos. Até votar neles. Ediel

Se o povo brasileiro acreditasse mais na força que tem, não existiriam tantos políticos corruptos no Brasil. Sandro kretus

A mentira é tão constante nos ambientes políticos, que a verdade já se faz duvidosa. Rebeca Matos


4 Deixe seu comentário:

Abel disse...

Infelizmente uma das classe que mais nos tem envergonhado.
A maioria são inescrupulosos e de mal caráter.Só agem por enteresses pessoais.

Adelaide disse...

Governar a cidade, o estado um pais, não é uma das tarefas mais difíceis. É só fazer com clareza e se preocupar com as necessidades do povo, o que não aconte no Brasil.

Ranulfo disse...

Olá Abel,
Realmente, ficamos decepcionados com essa classe, como todas outras tem os bons e ruins. Mas o que mais se destacam são os ruins.

Adelaide, você está certa.
Sabemos que cada atividade tem lá suas dificuldades, mas isso não dá o direito no caso dos nossos governantes e politicos, ignorarem os interesses de um povo, em benefício dos interesses pessoais. Precisamos de no minimo respeito.

Abraços

Anônimo disse...

e verdade

Postar um comentário

Será um prazer receber comentários, para nós do Varimix, eles são muito importante.

Esclarecemos que, serão avaliados antes da publicação, sendo que comentários obscenos, difamatórios e que não tem relação com o Blog não serão publicados.
Os comentários não refletem a opinião do autor do artigo.

Participem, deixem seu recado.
Abraços!