.

Simbologia

.
Simbologia é a ciência que estuda a origem, a interpretação e a arte de criar símbolos. Todas as sociedades humanas possuem símbolos que expressam mitos, crenças, fatos, situações ou ideias, sendo umas das formas de representação da realidade.
 De acordo com Cornelius Castoriadis e Gilbert Durand, é através da representação simbólica que nos apropriamos do mundo.-Wikipédia

O ser humano desde seu aparecimento sobre a face da terra, se apegou a algo para explicar aquilo que a linguagem não expressa e que no dia-a-dia simboliza e dita regras, procedimentos,desejos, sentimentos e emoções.

A simbologia é mais um recurso que temos para identificarmos um povo, sua cultura e modo de vida.

É usada para expressar sentimentos ou interpretações de fatos e acontecimentos podendo ser mística, espiritual ou material.
Praticamente tudo que fazemos ou expressamos é por sinais. A humanidade é rica em simbologia.

Para identificar ou expressar um sentimento, uma fé ou uma crença usamos muitos objetos e sinais tais como: foto, estatueta, bandeiras, animais, deuses, números, imagens, natureza, cores, letras, pedras, sinais(trânsito)

Quando olhamos para a bandeira de nosso pais ou olhamos para foto de alguém intimo identificamos algo que gera um sentimento.

As religiões, os místicos, o esoterismo, a astrologia, a numerologia e outras formas de crença ou filosofia de vida usam muito da simbologia para expressar uma fé, para interpretar uma idéia ou uma forma de agir.

A simbologia também é empregada para, por medo, expulsar maus espíritos, trazer fertilidade, mostrar respeito, reflexão..

É muito usada na vida pratica, funcional e operacional das pessoas, tomemos como exemplo os sinais de trânsito.

Algumas crenças ou filosófias de vida possuem símbolos que são guardados a quatro chaves e só têm conhecimento de seus significados as pessoas por elas mais graduadas.

Eis alguns símbolos usado no nosso dia a dia:


    Aliança: Simboliza o casamento, união de duas pessoas.






O branco associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza e inocência. Também está associado ao frio e à limpeza. POMBA - Na tradição cristã, a pomba simboliza o Espírito Santo e em contos de fadas, uma mulher-amante do tipo Vênus. Na alquimia, a pomba simboliza a operação alquímica da albedo.





Compasso: Para a Maçonaria o símbolo do espírito, do pensamento nas diversas formas de raciocínio, e também do relativo (círculo) dependente do ponto inicial (absoluto). Os círculos traçados com o compasso representam as lojas maçônicas.



                                                   Gêranio Representa a Tristeza







                                                           








     Rosa Representa o Amor








SOL: É o poder de integração de si mesmo, é a totalidade do ser. É o princípio da individualização e da vitalidade. A expressão mais íntima do eu. Representa o ego e a individualidade, o impulso criativo, o futuro, e o que o indivíduo está buscando ser. Ele simboliza a verdade e a integridade


Numa próxima matéria vamos trazer mais símbolos, sinais e quais são suas interpretações de acordo com a crença, filosofia de vida ou o que faz parte do nosso cotidiano.

Símbolos assemelham-se a horizontes (...) Quanto mais deles nos
aproximamos, mais fogem de nós... Rubem Alves

Compartilhar        Home

3 Deixe seu comentário:

Renata disse...

Simbologia para mim é como um sinal.
De acôrdo com cada simbolo, demonstramos uma atitude.

Eduardo disse...

Gostei dessa matéria, aprendi sobre alguns sinais e simbolos, os quais não tinha cohecimento e o que eles representam para cada classe e filosofica de vida que os usam.

Ranulfo disse...

Olá Renata e Eduardo.
Agradeço a visita de vocês.

Realmente os sinais são uma linguagem que nos ajuda a entender e interpretar formas de vida e comportamentos de pessoas e povos.

Abraços.

Postar um comentário

Será um prazer receber comentários, para nós do Varimix, eles são muito importante.

Esclarecemos que, serão avaliados antes da publicação, sendo que comentários obscenos, difamatórios e que não tem relação com o Blog não serão publicados.
Os comentários não refletem a opinião do autor do artigo.

Participem, deixem seu recado.
Abraços!