.

Da válvula ao chip - Tecnologia I

.
.Lembro-me quando criança por volta dos anos 60/70, meus pais possuíam um radio enorme. Para ouvirmos alguma coisa nele, era preciso, ligar, esperar as válvulas esquentarem até ficarem vermelhas,  e só depois de certo tempo  ouvíamos o seu som.

Em seguida começava outro drama, ficávamos com rádio procurando o melhor local que sintonizasse as estações com menos chiado possível.

Daí para frente o avanço tecnológico tem se tornado cada vez mais veloz

Hoje, ficamos impressionados com o avanço que o homem alcançou.


Quando poderíamos imaginar que fôssemos capazes de evoluir tanto, ao ponto de um computador, que antigamente ocupavam salas enormes, nos dias atuais, praticamente caberem na palma da mão, e com capacidade de processar informações milhões de vez maior e outros milhões de vezes mais veloz em comparação com os existentes nos anos 70.

Estive vendo uma matéria sobre um capacete que colocado na cabeça funciona com a força do pensamento. Ele emiti sinais e sem precisarmos tocar no equipamento, vamos operar um computador, televisão, geladeira e tudo mais que for preciso.

A tecnologia avança, em toda área que o ser humano atua, vejamos, por exemplo, na medicina, uma cirurgia que era considerada de altíssimo risco, e que levava-se horas e horas para ser feita, sem falarmos o pós operatório que necessitavam de repouso por longos períodos, e enormes cortes, que levavam meses para cicatrizar, hoje são substituídos por pequenos furos onde se introduzem cateteres e laser.

Em muitos casos sequer se faz um corte para curar uma doença e praticamente sem por em risco a vida das pessoas.

No meio de transporte os aviões supersônicos, trens balas,  percorrem distâncias antes consideradas extremamente cansativas e demoradas, hoje são superadas com enorme rapidez.

Nos meios de comunicação nem se fala, um fato que acontece é visto e ouvido em tempo real em qualquer lugar do planeta.

No trabalho, aqueles serviços considerados insalubres e extremamente perigosos, com a tecnologia são desenvolvidos sem o menor risco a vida das pessoas.

Já se falam em carros voadores, como nos desenhos animados futuristas.

Se o homem da pedra pudesse viajar no tempo e desembarcar nos dias atuais, ficaria simplesmente deslumbrado achando que está em outro planeta.


A tecnologia tende a evoluir e surpreender muitas e muitas pessoas. Pense em algo impossível para a tecnologia, pode acreditar nossos filhos verão acontecer, nós estamos vendo o que os nossos pais, sequer imaginaram que pudesse acontecer.

A física, a química, tudo segue a mente, tudo pode acontecer, não há limites.

Quando comecei a pilotar na Fórmula 1 nos anos 1970, as chances de sobreviver eram 7 para 1. Arriscadíssimo. Hoje em dia, as chances são de 800 para uma. [ Emerson Fittipaldi ]

Qualquer tecnologia suficientemente avançada parece ser mágica" ( Arthur C. Clarke )

Uma empresa é um sistema humano auxiliado por um sistema técnico, não o contrário. Roberto Tranjan - Escritor e consultor de negócios.

Compartilhar        Home

5 Deixe seu comentário:

João Luis disse...

A inteligência humana é algo incomensurável.
Dizem que usamos apneas 1%, imaginem a hora que estivermos usando 2%.
Se é que dá para imaginar.

Abração

Roberta disse...

Muitos dos avanços tecnologicos que viamos em filmes de ficção, estão se tornando realidade. É ver para crer.

Edson disse...

Ainda bem, que toda essa evolução tem ajudado a curar e prolongar vidas. Só espero que não pensemos que vamos nos tornar imortais.

Lacerda disse...

Fico imaginando que nos dias de hoje é humanamente impossível, viver sem tecnologia.
E cada dia que passa ela avança mais e mais.
abç

Ranulfo disse...

É João, estamos só começando.

Ola Roberta. E muitos veremos.

Edson, é verdade do jeito que somos presunçosos, não é de duvidar.

Oi Lacerda, com certeza se for para melhorar, vamos avançar.

Abraços a todos.

Postar um comentário

Será um prazer receber comentários, para nós do Varimix, eles são muito importante.

Esclarecemos que, serão avaliados antes da publicação, sendo que comentários obscenos, difamatórios e que não tem relação com o Blog não serão publicados.
Os comentários não refletem a opinião do autor do artigo.

Participem, deixem seu recado.
Abraços!