.

Câncer de mama - tem cura!

Como tratar?

Na matéria anterior escrevemos como diagnosticar o cancer de mama, agora vamos saber como trata-lo.
Existem vários tipos de tratamento para o câncer de mama e são vários os fatores que definem o que é mais apropriado em cada caso. Antes da decisão de que tipo de tratamento é mais adequado o médico analisar o resultado dos exames.

Se um nódulo do seio é cancerígeno, a decisão para tratamento será feito por você, seu cirurgião, e seu oncologista (especialista de câncer).Estas decisões serão baseadas no tipo e no tamanho do câncer e se ele estendeu-se para o nódulo ou para outras partes do corpo.
Discuta com seu médico a respeito do câncer e opções de tratamento. Não hesite em ter uma segunda opinião.
Pergunte para seu médico o que deve ser feito caso o tratamento cause desconforto.


Faça exames regulares após o tratamento terminar.

Continue com auto-exame mensal, mesmo que ambos os seios tenham sido removidos cirurgicamente, para que se possa perceber cedo a reincidência do câncer.
A cirurgia para o tratamento do câncer pode ser conservadora ou radical.
Será conservadora quando retira apenas uma parte da mama (quadrantectomia), e radical quando retira toda a mama.
Se o tumor for pequeno, o primeiro procedimento é uma cirurgia onde se tira o tumor, tratamento chamado de tumorectomia ou a quadrantectomia.

 Dependendo do tamanho da mama, da localização do tumor e do possível resultado estético da cirurgia, o cirurgião retira só o nódulo, uma parte da mama (geralmente um quarto da mama ou setorectomia) ou retira a mama inteira (mastectomia simples, total ou mastectomia radical modificada) e os gânglios axilares. 

 As características do tumor retirado e a extensão da cirurgia definem se a mulher necessitará de mais algum tratamento complementar ou não. Geralmente, se a mama não foi toda retirada, ela é encaminhada para radioterapia.
Dependendo do estagio da doença, (tamanho, número de nódulos axilares comprometidos e envolvimento de outras áreas do corpo), também será indicada quimioterapia ou hormonioterapia.
O período de recuperação das doentes vária de acordo com as características individuais, a extensão da doença e o tratamento recebido. A pratica de exercícios físicos após a cirurgia ajuda a restabelecer os movimentos e a resistência dos músculos afetados pela cirurgia.
A alimentação deve ser saudável e equilibrada.

Em uma próxima matéria, vamos saber como prevenir o câncer de mama e as conclusões finais sobre o tema.

Compartilhar                                                                                                      Home

Fontes: 

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Será um prazer receber comentários, para nós do Varimix, eles são muito importante.

Esclarecemos que, serão avaliados antes da publicação, sendo que comentários obscenos, difamatórios e que não tem relação com o Blog não serão publicados.
Os comentários não refletem a opinião do autor do artigo.

Participem, deixem seu recado.
Abraços!