.

Cinema - 8ª Maravilha


Origem

A preocupação do ser humano em deixar registrados os fatos e acontecimentos já vem de muito tempo atrás.
A primeira demonstração disso vem com os desenhos, pinturas e outras formas de representar situações que a humanidade vivenciou em tempos antigos.

Por volta dos anos 8.000 A.C, com os chineses surgiram os teatros de marionetes, projeção de sombra em paredes ou telas de linhos, mostrando figuras humanas, animais ou objetos que eram recortados e projetados. Criava-se uma história que ia sendo narrada, normalmente de príncipes, guerreiros e dragões.

Muitos atribuem a invenção do cinema aos irmãos Lumière, entretanto foram vários criadores que aos poucos iam avançando nessa engenhoca, atraindo outros que se entusiasmavam com essa magia.

No século XV, Leonardo da Vinci, realizou trabalhos com projeção de luz na superfície, através de uma caixa fechada. Mais tarde o alemão Athanasius Kirchner, criou a lanterna mágica, um cilindro iluminado à vela, para projetar imagens desenhadas. Thomas A Edson inventou o Cinetoscópio.

A grande descoberta do cinema foi à possibilidade movimentar as imagens projetada.
O físico belga Joseph Plateu, foi quem mediu o tempo da persistência retiniana. Ou seja, para que umas séries de imagens fixas criem a ilusão de movimento, é necessário que se sucedam à razão de dez por segundo.


 Com essa teoria, em 1832, Plateau inventa um aparelho chamado Fenacistocópio, formado por um disco com várias figuras desenhadas em posições de seqüência. Ao girar o disco, elas passam para os olhos a idéia de movimento.

Com os irmãos Lumière, em 1895 surgiu o cinematógrafo, com esse aparelho eles realizaram uma série de dez filmes com duração de 40 a 50 segundos cada, para exibição pública e paga do cinema.

Os filmes mostravam o cotidiano das pessoas, e o mais conhecidos chamavam-se “A saída dos operários da fabrica Lumière” e “a chegada do trem à estação Ciotat”.
Para a época foi algo extraordinário e rapidamente se propaga para países Europeus e Estados Unidos.

Somente na primeira década do século XX, a produção cinematográfica começa a desenvolver e ganhar estruturas. São filmadas peças de teatro de nomes famosos como Sarah Bernhardt, Max Linder, que mais tarde inspirou Chaplin, o primeiro cômico do cinema.

Numa próxima matéria vamos dar continuidade neste tema muito interessante sobre o cinema. Não deixem de acompanhar.

Compartilhar                                                                                                    Home

Fontes:
http://infoescola.com
http://euniverso.com.br
WWW.saocarlosoficial.com.br
http://dc.mre.gov.br

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Será um prazer receber comentários, para nós do Varimix, eles são muito importante.

Esclarecemos que, serão avaliados antes da publicação, sendo que comentários obscenos, difamatórios e que não tem relação com o Blog não serão publicados.
Os comentários não refletem a opinião do autor do artigo.

Participem, deixem seu recado.
Abraços!