.

Objetivos do Milênio

..
Em Setembro de 2000, os presidentes, representando 189 países, incluindo o Brasil, se reuniram no evento chamado “Cúpula do Milênio”, promovido pela ONU - Organização das Nações Unidas, para conversar sobre os principais problemas que afetam o mundo no novo milênio.
Desta reunião surgiram e ficou definido os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, pelos quais todos os países se comprometeram a colocar em prática soluções e ações para resolver ou, pelo menos, diminuir esses problemas até o ano de 2015.
Ficou definido que cada objetivo tem uma ou mais metas que deverão ser cumpridas por todos os países.
A partir destes oito objetivos internacionais comuns, foram definidos 18 metas e 48 indicadores, para possibilitar uma avaliação dos ODM nos níveis global, regionais e nacionais.

O acompanhamento desses ODM, deve levar em consideração as particularidades nacionais. Assim, cada pais deve valer-se de suas capacidades para monitorá-los.
Os ODM consistem na estratégia de maior alcance e importância delineada pelas Nações Unidas para a promoção do desenvolvimento humano dentre seus estados membros. Um papel de extrema importância na promoção da luta global contra as deficiências que dificulta a humanidade em viver com condições minimas de dignidade.
Os ODM contemplam temas como erradicação da pobreza, fome e analfabetismo, igualdade de gênero e sustentabilidade ambiental, temas estes entendidos como componentes-chave do conceito de desenvolvimento humano sustentável, e que podem conduzir à melhoria das condições de vida de todos os seres.
Com este tema, vamos apresentar cada um destes oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, mostrando os problemas encontrados, quais são as propostas, objetivos e metas a serem alcançados para termos um planeta mais justo, humano e sustentável.
                                         Os objetivos do milênio são:
                              1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome.
                              2 - Atingir o ensino básico fundamental.
                              3 - Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres.
                              4 - Reduzir a mortalidade infantil.
                              5 - Melhorar a saúde materna.
                              6 - Combater o HIV/AIDS, a málária e outras doenças.
                              7 - Garantir a sustentabilidade ambiental.
                              8 - Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.






Compartilhar                                                                                    Home


Pesquisa:

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Será um prazer receber comentários, para nós do Varimix, eles são muito importante.

Esclarecemos que, serão avaliados antes da publicação, sendo que comentários obscenos, difamatórios e que não tem relação com o Blog não serão publicados.
Os comentários não refletem a opinião do autor do artigo.

Participem, deixem seu recado.
Abraços!