.

Contador de histórias I


E         
ra uma vez...

Contar histórias são janelas que se abrem no imaginário de uma criança em formas de fantasias e o leva para um mundo maravilhoso e encantado.
 . 
 Os contos enriquecem o espírito, ilumina o interior, e ao mesmo tempo, transforma a criança em protagonista nas resoluções dos problemas e mais flexíveis para entender e aceitar as diferenças.
.
As crianças encontram nas historinhas que ouvem alguma forma, para solução de seus medos, inseguranças e angústias, o que não deixa de ser natural em uma criança.
.
 Em contato com a história a criança projeta seu mundo nos personagens e eles atuam de modo a colaborar na interpretação dos seus sentimentos.  
.
Identificando-se com os personagens ele encontra nas histórias meios para vencer e superar os dramas  que o aflige no dia a dia. Fica feliz, pois sabe que existe esperança em superar suas angustias e medos que parecem não ter fim.
.
Quando uma criança pede para ouvir a mesma história várias vezes é porque ele quer se fortalecer e com isso enfrentar seus conflitos. Isso acontece também com nós adultos.
É claro que nem todas as histórias têm esse fator positivo na percepção da criança, por isso é muito importante respeitarmos o seu nível emocional.
.
Contar histórias para as crianças é também uma forma de ensinarmos valores do bem, essenciais na formação de seu caráter e personalidade.
Melhor ainda se a história for contada por papai e mamãe, torna a relação mais estreita, fortalece a troca afetiva e o vinculo.
.
Já pelo lado pedagógico, além de atividade lúdica, desperta seu “cognitivo”, amplia a imaginação e ajuda a criança a organizar fala, escrita, gesto amplia o vocabulário, incita o visual, audição e auxilia a memória. 
.
Contribui no desenvolvimento intelectual, pois desperta o interesse pela leitura e o desejo de ampliar seus conhecimentos.
.
As histórias auxiliam a criança a elaborar conceitos perante si e seu próximo, identificando-o com papéis sociais que exercerá em toda sua existência.
Por isso, senta que lá vem história: Era uma vez....

Compartilhar                                                Home

2 Deixe seu comentário:

Amanda disse...

Foram momentos únicos em minha vida, quando meus pais, sentavam a beira de minha cama, para contar-me lindas histórias.

Beijos

Ranulfo disse...

Oi Amanda, fico feliz com sua visita.

O que com certeza contribuiu muito na sua formação, a levando do mundo imaginário para o real.

Abç

Postar um comentário

Será um prazer receber comentários, para nós do Varimix, eles são muito importante.

Esclarecemos que, serão avaliados antes da publicação, sendo que comentários obscenos, difamatórios e que não tem relação com o Blog não serão publicados.
Os comentários não refletem a opinião do autor do artigo.

Participem, deixem seu recado.
Abraços!