.

Timidez



“Os tímidos vão ter que se esforçar mais, mas conseguem vencer seja por motivação própria ou porque a situação exige.” (Antonio Egídio Nardi)
C omeçamos este tema com esse pensamento acima, refletindo que timidez não tem a ver só com insegurança e receio. Esta mais relacionada à forma de se expressar diante de uma situação que necessita de um ponto de vista ou argumento.  
É um desconforto ou inibição em situação que precisamos interagir para atingirmos um objetivo pessoal ou profissional.
Caracteriza-se pelo exagero em nos preocuparmos com as atitudes, reações e pensamentos dos outros. A timidez aflora geralmente, mas não exclusivamente, em situações de confronto em contato com estranhos e ao falar diante de grupos - e até mesmo em ambiente familiar.
A timidez pode ser considerada como um mecanismo de defesa e cautela, para avaliar a resposta adequada para a situação.
O escritor e conferencista, L.C. Martins, afirma que a timidez é, basicamente, um “problema de comunicação”, e que é a partir desta visão muito mais fácil de ser entendida e trabalhada.
A princípio, deve ficar bem claro, que timidez, sob o ponto de vista clínico, não é considerada uma doença, embora, em nível acentuado, possa trazer algumas complicações de ordem psicossomática.
Aliás, em grau moderado, todos os seres humanos são, em algum momento de suas vidas, afetados pela timidez, que funciona como uma espécie de regulador, inibidor dos excessos condenados pela sociedade como um todo.
Dessa forma, todos somos tímidos em algum grau. Isto não é problema. Só é quando interfere em nossa vida social.
Descobrir como perder a timidez pode parecer uma missão impossível, mas não é. Grandes oradores do mundo eram considerados tímidos, e conseguiram superar esse problema.
A timidez é um hábito que na maioria das vezes surge na infância. Um comportamento altamente prejudicial à nossa vida e que se deve a vários fatores; ambientais, problemas familiares, falta de orientação, entre outros.

Vencer a timidez, para muitos, pode ser algo impossível. Mas lembre-se que só será enquanto a pessoa acreditar que é. As crenças limitantes são os maiores entraves, portanto foque em acabar com elas.
Uma pessoa tímida deve reconhecer o problema e decidir mudar. A primeira batalha é consigo mesmo. Uma forte determinação contribuirá para estabelecer uma boa base para o processo de reabilitação.
O que pode transformar uma pessoa é o conhecimento e a ousadia em buscar novas realidades.
Exercitemos nossos pontos de vista e pensamentos, não tenhamos medo em expor eles para as pessoas, só assim vamos desenvolvendo a habilidade para nos expressarmos e perdendo a timidez.

Pensamentos: 
Toda timidez é formada pelo desejo de agradar e pelo medo de não o conseguir. – Lourdes Catherine

Quem pede com timidez dá ensejo às negativa. - Sêneca

Quanto mais sufocar sua essência, mas aumentará sua timidez. - Lourdes Catherine

Timidez eu tolero, porque acho super fofo. Agora, falta de atitude já é outra coisa. - Mallu Moraes

Faça seu teste de timidez: http://www.farmaciadepensamentos.com/timidez.htm

Compartilhar                                                       Home

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Será um prazer receber comentários, para nós do Varimix, eles são muito importante.

Esclarecemos que, serão avaliados antes da publicação, sendo que comentários obscenos, difamatórios e que não tem relação com o Blog não serão publicados.
Os comentários não refletem a opinião do autor do artigo.

Participem, deixem seu recado.
Abraços!