.

Avós e netos - Laço de amor

Os avós são membros importante para formação dos vínculos da criança dentro da estrutura familiar.  É nesse vinculo que alimentamos a relação de parentescos, amizade, companheirismo e solidariedade.

Nos dias de hoje em que os pais, estão mais comprometidos na sobrevivência do lar e necessitam dedicar mais tempo ao trabalho, por outro lado os avós, provavelmente aposentados, com uma vida definida, experiência adquirida e com muito pique pela frente, em muitos caso presentes no dia a dia da família, está deixando de ter sentido aquela velha frase que os avós só atrapalham na educação dos netos.

Sem a responsabilidade direta e que pesa, e com a experiência de quem criou seus filhos, os avós possuem mais jogo de cintura para lidar com os caprichos e desejos das crianças.  

Aos avós cabe contribuir e ser o elo nessa relação do desenvolvimento e formação dos netos.  São os avós que estão mais próximos das dificuldades e angustias que passa a criança em seu dia a dia, criando um vinculo de confiança e cumplicidade entre ambos, o que é saudável, pois podem auxiliar os pais a compreenderem melhor os filhos.

Outro fator é importante nessa relação e que avós poderão transmitir aos netos à raiz as origens da família, seu lado nostálgico que muitas vezes os pais não transmitem.     

É claro que a responsabilidade de educar é dever dos pais, a eles cabem definir regras, estabelecer limites e orientar os filhos. Aos avós cabe o papel de auxiliar e manter um vínculo saudável e harmônico no ambiente familiar.  

Se isso ficar claro na família a criança saberá distinguir o papel de cada um, compreendendo como comportar-se diante de uma situação.

Para os netos é a certeza de que sempre terá um laço familiar extenso e próximo como sendo seu porto seguro.  

0 Deixe seu comentário:

Postar um comentário

Será um prazer receber comentários, para nós do Varimix, eles são muito importante.

Esclarecemos que, serão avaliados antes da publicação, sendo que comentários obscenos, difamatórios e que não tem relação com o Blog não serão publicados.
Os comentários não refletem a opinião do autor do artigo.

Participem, deixem seu recado.
Abraços!