.

Teoria na prática é outra




O s debates entre teoria e prática são permanentes, não se esgotam. Quem defende a prática diz que a teoria é pouco efetiva e que sua aplicação é baseada em teses, suposições e subjetiva. Já quem defende a teoria argumentam que seus conceitos são verdadeiros e fundamentados, ricas fonte do conhecimento e do saber.

 A verdade é que tanto a teoria como a pratica são imprescindíveis para que possamos desenvolver uma atividade seja ela o que for, com sucesso.

Em muitas situações não podemos simplesmente darmos a um leigo a possibilidade de desempenhar uma função, sabendo que a falta do conhecimento teórico inicial, poderá colocar em risco o resultado, trazendo sérias conseqüências. Isaac Newton, disse: “ se alcancei patamares tão elevados, foi porque me apoiei sobre os ombros de gigantes”. Com essa frase ele afirmava que foi através de suas leituras e exaustivos estudos que ele pode atingir seus projetos.
.
Por outro lado também é impossível aprender todas as técnicas de todos os possíveis contextos em que seremos inseridos. Neste caso, precisamos adquirir no dia a dia, habilidades suficientes  para desempenharmos a função proposta.  E com a pratica assimilamos a teoria e desenvolvemos novas.

Uma teoria só é considerada como tal se for provada pela prática, ou seja, não existe teoria sem prática. Einstein quando formulou a teoria da relatividade já tinha provado matematicamente esta teoria. A teoria é uma prática que já foi experimentada.

Concluindo podemos afirmar que a teoria é a descrição do que ocorre na prática e a prática é a aplicação do que diz a teoria. E guardados os ajustes inerentes aos processos, são iguais!
.
É importante levarmos em considerações os dois pontos de vista sem diferenças de valores. A prática sem a teoria é egoístico, porque nos leva a crer que não precisamos adquirir conhecimentos. E a teoria sem a prática nada acrescenta, é como lermos uma boa receita de culinária e nunca experimentar.  
Deixe seu comentário

Pensamentos:
O que devemos aprender com os antigos, é como fazer o novo -Bertold Brecht
 A teoria sem a prática é estéril, mas a prática sem a teoria é cega – autor desconhecido
                                         Compartilhar                            Home

1 Deixe seu comentário:

Anaximandro Dalla Valle disse...

Excelente texto !

Postar um comentário

Será um prazer receber comentários, para nós do Varimix, eles são muito importante.

Esclarecemos que, serão avaliados antes da publicação, sendo que comentários obscenos, difamatórios e que não tem relação com o Blog não serão publicados.
Os comentários não refletem a opinião do autor do artigo.

Participem, deixem seu recado.
Abraços!